Bem-vindo ao Gráficos da Semana! Uma curadoria com os melhores insights do mercado financeiro no seu email.
“Inflação aleija, o câmbio mata”
-Mario Henrique Simonsen.
Gráfico do Dia 📅📊:
Veja 1 gráfico econômico TODOS os dias, pelo resto da vida!
(nas redes sociais: @gui_zanin_)
Gráfico do dia - Argentina vs Brasil
Na batalha contra los hermanos o retorno (em dólar) da bolsa deles é disparado um dos melhores do mundo em 2024. Já o Brasil, parece que estamos no lado oposto…
Gráfico do dia - Vai ter 7% para todo mundo!
Olhando os títulos públicos atrelados a inflação ou prefixados, podemos notar que na última semana tivemos um estresse grande. Para quem ter dinheiro em conta, talvez teremos uma das melhores oportunidades na última década.
Histórico das taxas:
NTNB - 2029
NTNF - 2031
NTNB - 2055
Gráfico do dia - Pode ser Pepsi?!
Analisando o histórico, comparando a Coca-Cola com a Pepsi, podemos notar uma discrepância de performance no meio do ano.
Gráfico do dia - Tudo é uma questão de risco/retorno
Quando notamos a performance da Nvidia, muitos dizem que é um dos melhores ativos para compor o portfólio. Contudo, quando analisamos a volatilidade, este é uma ação que gera bastante “risco”, em termos de vol, na carteira.
Outros Gráficos 🌎📈:
O que passou de bom pela minha tela esta semana.
Outros gráficos como esse no meu grupo do WhatsApp (link aqui)
O mercado financeiro global está convergindo para os Estados Unidos!
O fluxo de capital estrangeiro investido nos EUA atualmente é maior do que a soma do capital estrangeiro investido nas próximas 12 economias combinadas.
Não é só o Brasil, todo mundo está indo para a América.
(Im)produtividade Brasileira
Na discussão se deve ainda existir a jornada de trabalho 6x1 ou se o governo deve acabar com ela, precisamos pensar que não adianta mudar a carga de trabalho enquanto formos alguns dos mais improdutivos, comparado principalmente com os nossos peers globais.
Um estudo da Apollo demonstra que a inflação esperada no futuro é relativamente bem mais alta do que temos hoje. Veja vários indicadores:
Movimento da inflação atual vs 1974-1982 (período inflacionário):
Núcleo da inflação ficando mais alto:
Salários voltando a crescer…
Aberturas de trabalho vs índice SP500 em recursos humanos e serviços descasou…
Falando de juros, um estudo da Zanella Wealth demonstrou que conseguir títulos públicos pagando IPCA + 7,5% é muito raro, apenas 0,22% do tempo isso foi possível desde 2010.
A.I. para todo lado!
Desde o lançamento do ChatGPT, o valor de mercado das Big Tech aumentou em trilhões.
Somos os melhores! Em ser os piores…
Passamos os mexicanos como pior moeda do mundo em 2024. Este é um título que ninguém gostaria… o real é uma moeda que não está valendo nada…
Melhores Conteúdos da Semana 🌟📚:
O que eu lí essa semana e acho interessante compartilhar:
Os investidores que habitam o mundo real e aqueles que povoam modelos acadêmicos são primos distantes. Em teoria, os investidores mantêm portfólios bem diversificados e negociam com pouca frequência para minimizar impostos e outros custos de investimento. Na prática, os investidores se comportam de forma diferente. Eles negociam com frequência e têm capacidade perversa de seleção de ações, incorrendo em custos de investimento desnecessários e perdas de retorno. Eles tendem a vender seus vencedores e manter seus perdedores, gerando passivos fiscais desnecessários. Muitos mantêm portfólios mal diversificados, resultando em níveis desnecessariamente altos de risco diversificável, e muitos são indevidamente influenciados pela mídia e pela experiência passada. Veja este estudo interessante, que demonstra como a maioria dos investidores possuem um perfil mais de jogador do que de poupador de longo prazo.
Quando se trata de dividendos, existe uma lista de ações no mercado internacional que impressiona. As Aristocrats são as empresas do índice S&P 500 que aumentaram seus dividendos em cada um dos últimos 25 anos de forma consecutiva. E essa lista foi atualizada na última semana. Veja quais são as empresas:
Se você está querendo aprender os fundamentos por trás das inteligências artificiais, você precisa aprender sobre as redes neurais, ou neural networks.
Estes videos da 3Blue1Brown são muito bons, explicam de maneira muito simples como um assunto (teoricamente) complexo funciona. Eu gostei bastante (é em inglês, mas tem legenda também).
Se você quiser fazer um teste prático, este material do Tensor mostra como os testes funcionam e te possibilitam otimizar ele. Muito legal e de graça!
https://playground.tensorflow.org
Análise da Última Semana 📊📈:
Uma das empresas com os maiores movimentos da última década, tudo enchendo o balanço de bitcoin. Mas será que isso é um esquema Ponzi?
Neste artigo, vou explorar os riscos dessa abordagem ousada, os cenários em que ela pode dar errado e por que decidi ir contra a maré apostando contra a empresa. Quer saber como entrar vendido também? Continue lendo!
MicroStrategy: A Aposta Alavancada em Bitcoin
A MicroStrategy transformou seu balanço em um verdadeiro cofre de Bitcoin, apostando todas as fichas no sucesso da criptomoeda. Mas será que essa estratégia é tão brilhante quanto parece?
Dicas de Livro 📚:
Crash é um livro faz um passeio por 12 mil anos de civilização e traça paralelos entre o passado e o presente para explicar como funcionam as moedas, a inflação, o câmbio, o indo e vindo infinito de euforia e depressão na economia. E não menos importante: decifra o universo das ações, das criptomoedas, do Tesouro Direto, dos fundos de investimento. Também elucida as estratégias dos grandes investidores e as picaretagens dos aproveitadores.
É um livro bem para iniciantes, mas mesmo quem já conhece de mercado vai gostar muito. Você vai entender como a história, a psicologia e até a biologia explicam a saga do dinheiro e talvez lhe dê insights de como acumular mais ele.
Memes da Semana 🤡😂:
E chegamos em dezembro…
Era isso pessoal…
Obrigado pela leitura!
Se gostou do conteúdo, compartilhe com os seus amigos ou nas suas redes sociais.
Um grande abraço e até o próximo domingo!
- Guilherme Zanin, CFA
-
Disclaimer:
As informações fornecidas neste site são de natureza geral e não se destinam a substituir conselhos individualizados e específicos sobre recomendações, impostos, legislação ou planejamento de investimentos. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. O autor dos artigos pode possuir posições em alguns dos ativos comentando. Nada neste site deve ser considerado uma oferta ou recomendação de investimento!